Início

14ª Colheita da Uva é aberta oficialmente em Pelotas

Propriedade na colônia Ponte Cordeiro de Farias, no 5º distrito, Cascata, recebe autoridades, religiosos e visitantes com diversas atrações

Foto: Gustavo Vara - Ascom - Estimativa de produção é de 814 toneladas

Na tarde desta quarta-feira (7), na propriedade rural de Eduardo Scheutzew e de Núbia Casari, na colônia Ponte Cordeiro de Farias, 5º distrito, Cascata, foi aberta oficialmente a 14ª Colheita da Uva em Pelotas. Em meio a diversas atrações, desde brinquedos para diversão infantil até estandes de empresas expositoras e comércio de artesanato, visitantes foram recebidos no pórtico de entrada com um cacho de uva, para saborear a fruta de qualidade da safra deste ano, com estimativa de produção de 814 toneladas.

“Registro parabéns pela coragem, ousadia e disposição para o trabalho dos produtores anfitriões, Núbia e Eduardo. Estou registrando 12 anos de Prefeitura, com muitas batalhas, mas, sem dúvida, 2023 foi o de maiores dificuldades e as adversidades também atingiram diretamente os produtores. No entanto, eles não deixaram de olhar para o futuro com esperança e são exemplo para um gestor público, pelo trabalho e talento que nos transmitem lições de vida inspiradoras”, pontuou a prefeita Paula Mascarenhas.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, afirmou que “O produtor é o essencial. Com disposição para o trabalho, acompanhamento técnico e pesquisa, avançam na qualidade da produção e na superação das dificuldades.” Idemar aproveitou o evento para anunciar o convênio firmado pelo Município com o governo do Estado, que marca a chegada de maquinário para trabalhar junto à frota da SDR, a fim de suprir a demanda de recuperação das estradas da zona rural. São caminhões, retroescavadeiras e motoniveladoras (patrolas).

Além dos anfitriões Eduardo e Núbia, pronunciaram-se na solenidade o representante do Sicredi e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Nilson Loeck, o chefe geral da Embrapa, Waldyr Stumpf, o gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel, o vice-presidente da Câmara, vereador Paulo Coitinho, e o superintendente do Campus Capão do Leão da UFPel, Gilberto Vargas. As autoridades foram unânimes em afirmar que a uva produzida em Pelotas é de alta qualidade e que o agricultor é a grande força para o desenvolvimento da cultura.

A prefeita Paula Mascarenhas complementou, salientando a participação dos órgãos técnicos. “A Embrapa, com sua pesquisa, transforma o país. A Emater faz a diferença, chegando junto do produtor. A UFPel é uma universidade que sai dos seus muros, participando da vida da comunidade.”

Bênçãos e abertura da colheita

As manifestações das autoridades foram seguidas pela bênção conjunta, oficiada pelo padre Armindo Luiz Capone e pelo pastor Jorge Signorini. Reportaram-se à descoberta da uva, entre seis a oito mil anos atrás, como fonte de alimento, e a citações bíblicas. Abençoaram a produção, os produtores, as instituições representadas e o público presente no evento. 

No pomar, registrou-se o tradicional rompimento do laço de fita e a colheita de cachos de uva suficientes para encher uma cesta. A fruta recebeu a bênção dos religiosos, simbolizando prosperidade às safras futuras e boas vendas para a que está em andamento. Pelotas conta, de acordo com a Emater, com 51 produtores de uva, sendo 14 de variedades de mesa e 37 para a indústria.

Destacou-se na festa a Corte da Uva de 2024, rainha Yasmin Schuler Sturbelle e princesa Ellen Schiavon Scherdien, com vestimentas a caráter, disponibilizadas pela loja Renov a Rigor para todos os eventos que forem participar enquanto soberanas. Também estiveram presentes a Corte do Pêssego - rainha Mariana Heller Bochardt e princesa Fernanda Radmann Scaglioni – e a rainha mirim da Festa da Colônia, Cristine Zarnotti.

Também estiveram presentes o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, Rodrigo Monteiro, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella, o chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco Arruda, e a presidente do Grupo Associativo dos Empreendedores do Turismo Rural e proprietária do parque Stone Land, Nívea Saraiva.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Gestão no foco das atividades da 34ª Colheita Oficial do Arroz Anterior

Gestão no foco das atividades da 34ª Colheita Oficial do Arroz

Conab estima aumento na safra gaúcha de grãos Próximo

Conab estima aumento na safra gaúcha de grãos

Deixe seu comentário